Sintomas "febre e dores nos rins"
Uma infeção do trato urinário manifesta-se com uma febre inexplicável, dores nos rins, calafrios e urina com mau odor. No caso destes sintomas, consulte imediatamente o seu médico.
Amostras de urina
A técnica de amostragem mais fiável é ter um profissional de saúde a inserir um cateter diretamente na base do estoma.
Se fizer a amostragem a si mesmo, deixe a urina fluir diretamente para um recipiente, que deve ser posicionado na base do estoma. Para uma maior facilidade de utilização, recomendamos que se incline para trás, ou que tussa ligeiramente (as contrações abdominais permitem um fluxo mais rápido de urina para dentro do vaso).
Controlo do pH da urina
O controlo do nível de pH da urina é uma medida que indica se a urina é ácida, neutra ou alcalina. Se o pH da urina for demasiado elevado, existe um grande risco de infeção. O pH é normalmente de cerca de 7. Este número varia de acordo com a dieta e a quantidade de líquidos absorvidos.
Pode controlar este pH por si próprio, utilizando tiras. Este teste não necessita de quaisquer condições particulares. É simplesmente uma tira de papel reativo com uma escala de cor que varia em função do pH.
Se o pH da sua urina for:
- Abaixo de 7, a urina é ácida
- Acima de 7, a urina é alcalina
- Entre 8 e 9, não está a beber água o suficiente
Mantendo o seu pH
Para manter um bom nível de pH, deve beber 2L de água com baixo teor de minerais a cada 24 horas (excluindo café, chá, chás de ervas...)