Opções Possíveis de Tratamento

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Opções possíveis de tratamento

As alterações ao estilo de vida ou a toma de medicação para tratar outros fatores de risco podem muitas vezes reduzir a influência genética e prevenir o desenvolvimento da DAC em doentes mais idosos.

O tratamento da doença arterial coronária (DAC) pode incluir um ou uma combinação dos seguintes fatores:

Alterações do estilo de vida

  • Um plano alimentar saudável para evitar ou reduzir a hipertensão arterial e os valores de colesterol elevados e para manter um peso saudável.
  • Atividade física regular ou um plano de exercício (consulte um médico antes de iniciar qualquer tipo de plano).
  • Deixar de fumar e evitar a exposição ao fumo passivo.
  • Gestão eficaz do stress.

Medicação

  • Diminuição do "esforço" do coração e alívio dos sintomas de DAC.
  • Diminuição e controlo dos níveis de colesterol e de tensão arterial.
  • Prevenir a ocorrência de coágulos sanguíneos.
  • Prevenir ou atrasar a necessidade de efetuar procedimentos médicos.

Conversar com um médico irá ajudá-lo a compreender melhor as possibilidades de tratamento médico que melhor se adequam ao seu caso.

Procedimentos médicos

  • A angioplastia é um procedimento utilizado para desobstruir artérias coronárias bloqueadas ou com estreitamentos. É introduzido um tubo fino, com um balão ou com outro dispositivo na ponta, através de um vaso sanguíneo até à artéria coronária bloqueada ou com estreitamento. Uma vez no local certo, o balão é insuflado de forma a empurrar a placa contra as paredes da artéria. Este procedimento alarga a artéria e repõe o fluxo sanguíneo.
  • No bypass aortocoronário com enxerto, mais conhecido como cirurgia de bypass, são utilizadas artérias ou veias de outras partes do corpo para efetuar o "bypass" (desvio) das artérias coronárias com estreitamento.
  • Um pequeno tubo de malha (stent) revestido com um fármaco (Paclitaxel, um fármaco antiproliferativo que impede o crescimento indesejado de células) é colocado na artéria de forma a mantê-la desimpedida após o procedimento (stent revestido de fármaco/DES). No entanto, há estudos que demonstram que os efeitos do DES são de curta duração e que entre 5% e 25% dos doentes com DES revelam sinais de complicações e de re-estenose com o DES ou um novo estreitamento das artérias após um período  de 6 meses.
  • Um DCB (balão revestido de fármaco [drug-coated balloon]) é uma potencial alternativa de tratamento da DAC, por oposição ao DES. Combina o mesmo conceito base de fornecimento de fármacos de um stent (stent metálico) com um balão coronário, daí a sigla DCB. Possui uma matriz de transporte de fármaco isenta de polímero que também é bioabsorvível pelo que após o processo não resta qualquer tipo de malha de metal. O conceito de matriz evita a "dispersão" antecipada do fármaco de forma eficaz.

Conversar com um médico poderá ajudá-lo a compreender melhor os tratamentos disponíveis.