Informações para Doentes Doença arterial coronária
Escolher uma categoria ou subcategoria
Procedimentos de diagnóstico e opções de tratamento de vanguarda.
A Doença Arterial Coronária (DAC; também designada por doença cardíaca coronária, DCC) é a forma mais comum de doença cardíaca na América e na Europa e constitui um grave problema de saúde em todo o mundo. As pessoas com antecedentes de colesterol elevado, diabetes, tabagismo, hipertensão arterial, excesso de peso e antecedentes familiares de DAC correm maior risco de desenvolver aterosclerose das artérias coronárias.
Com esta informação pretendemos dar resposta a algumas das suas perguntas sobre a doença arterial coronária (DAC), sobre os procedimentos de diagnóstico e sobre as opções de tratamento mais avançadas. Deverá igualmente ajudá-lo a tomar a decisão correta, em conjunto com o seu médico, sobre qual o tratamento mais adequado.
Saiba mais sobre
Enquadramento
- A doença arterial coronária (DAC) surge quando ocorre a formação de uma placa dentro das artérias coronárias, que fornecem sangue rico em oxigénio ao coração.
- A placa provoca o estreitamento das artérias e reduz o fluxo sanguíneo para o coração e aumenta ainda a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos nas artérias.
- A placa é constituída por gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias que se podem encontrar no sangue. Quando ocorre a acumulação dessas placas nas artérias, a patologia é designada por DAC.
- Ao longo do tempo, a DAC pode conduzir ao enfraquecimento do coração e levar a insuficiência cardíaca e arritmia. A insuficiência cardíaca é uma patologia na qual o coração não consegue bombear sangue para o resto do corpo em quantidade suficiente. A arritmia está relacionada com a irregularidade da velocidade ou do ritmo do batimento cardíaco.