Da vida real - para a vida real

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Um olhar pelos bastidores

Quem, onde e porquê - A pessoa por detrás do Relatório e Contas

No ano passado, pela primeira vez, escolhemos uma pessoa para ser o foco do Relatório e Contas da B. Braun: Ole, um homem de família da Baviera. Este ano é a vez de Xiaoqian, uma jovem de Xangai. Qual o conceito subjacente a esta ideia? A autenticidade! "A ideia associada ao nosso Relatório e Contas é acompanhar uma pessoa no seu dia-a-dia. Deixamos que fale através de memórias, anedotas e imagens da sua vida, quer de momentos do quotidiano, de acontecimentos e de marcos importantes", refere a Dra. Bernadette Tillmanns-Estorf, Diretora de Comunicação Corporativa e de Recursos Humanos.
 

Sem personagens imaginárias que saiem de um livro de histórias  

É uma abordagem corajosa, tendo em conta que tradicionalmente o Relatório e Contas aborda sobretudo factos, números e resultados financeiros. A B. Braun evita, de forma deliberada, limitar-se a essa abordagem, porque: "A nossa atividade centra-se nas pessoas, nas suas vidas e na sua saúde", refere Holger Minning, Responsável de Publicações Corporativas. É por esse motivo que o Relatório e Contas não retrata quaisquer personagens imaginárias que saiem de um livro de histórias, mas sim pessoas reais, que passaram por altos e baixos, que sofrem perdas e que vencem doenças, quer dos próprios quer de pessoas que lhes são próximas.

O foco reside sempre na saúde e no valor da vida, mas sem fugir ao tema da doença. "O objetivo é compreender exatamente onde é que a B. Braun pode fazer a diferença, e o que significa em concreto, proteger e melhorar a saúde e a vida das pessoas", refere Nina Skrzyszowski, gestora de Projetos na área de Publicações Corporativas.

Sabíamos que não ia ser fácil encontrar um sucessor para Ole

Como encontrar uma pessoa que esteja disposta a partilhar aspetos tão pessoais e autênticos da sua vida? "Terá sem dúvida de ser alguém que não só seja aberto e acessível, mas também seguro acerca da sua carreira e que esteja preparado para falar sobre ela", refere Holger Minning. 

Ole cumpriu todos esses requisitos e colocou a fasquia muito elevada, em grande parte devido à sua personalidade franca e cordial. "Ficou claro para nós que o seu sucessor não teria uma tarefa fácil", referiu Minning. Na sequência do conceito global, que será válido no mínimo por um período de três anos, a equipa sabia também, desde o início, que o Relatório e Contas de 2016 iria ser protagonizado por uma jovem de Xangai. Surgiram naturalmente alguns desafios em termos de logística: a coordenação teria de ser assegurada entre Melsungen e Xangai, bem como a de todos os participantes internos e externos no projeto - agentes, fotógrafo, equipa de filmagens e não menos importante a equipa de Marketing e de Gestão de Produto, assim como os departamentos científico e jurídico. Tudo teria de ser sincronizado dentro de um cronograma apertado sem margem para atrasos. Afinal de contas, a data da conferência de imprensa para apresentação dos resultados - a data de publicação do Relatório e Contas - não é negociável.

Sempre a postos - independentemente do frio, dos contrangimentos de tempo e horas extraordinárias a dobrar 

"Para ser sincera, no início do projeto pensei que seria mais fácil criar uma personagem a partir do zero do que encontrar alguém numa metrópole gigante como Xangai, cuja personalidade, atitude e valores correspondessem verdadeiramente aos da B. Braun e que fosse de encontro aos temas relevantes", recorda Nina Skrzyszowski. Holger Minning acrescenta: "Encontrar alguém como Xiaoqian, que estava disposta a revelar aspetos da sua vida de uma forma tão natural e encantadora, é uma dádiva e excedeu em muito as minhas expectativas. Tal como aconteceu com Ole no ano anterior, foi fantástico trabalhar com ela. Esteve sempre com uma excelente disposição e preparada para trabalhar. Apesar do frio, dos constrangimentos de tempo e das horas extraordinárias a dobrar, ao longo das sessões fotográficas e das filmagens. Confiante, profissional – e autêntica ao longo de todo o projeto.A fasquia para o protagonista dos próximos anos mantém-se elevada", afirma Holger Minning.  

O local onde ele ou ela vão morar mantêm-se confidencial, mesmo que os preparativos já estejam a decorrer. Com efeito a equipa vive de acordo com o seguinte slogan: O depois do Relatório e Contas é o antes do Relatório e Contas. No entanto, realizou-se um evento após a publicação. Nomeadamente com a presença de duas pessoas que não poderiam estar mais ligadas ao Relatório e Contas e que se deslocaram a Melsungen especialmente para a ocasião. Uma da Baviera e outra de Xangai.

Teamwork: (from left to right) Holger Minning and Nina Skrzyszowski (Corporate Publishing) with the protagonists of the Annual Reports, Ole and Xiaoqian, along with her partner Bill.