Úlceras de perna

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

O termo "úlcera de perna" refere-se a uma ferida na parte inferior da perna que não está a cicatrizar corretamente. A causa é a deficiente circulação dos tecidos, alterações no fornecimento arterial e/ou na drenagem venosa associados a doença. Cerca de 90% da totalidade das úlceras de perna podem ser atribuídas a esta causa.

Uma úlcera venosa de perna é uma complicação da insuficiência venosa crónica que geralmente é consequência de alterações na sequência de uma tromboflebite profunda ou de varicoses de veias superficiais, perfurantes e/ou profundas.

Válvulas intactas

O sistema venoso é constituído por veias profundas e superficiais. As veias superficiais localizam-se entre a pele e os músculos, as veias profundas encontram-se entre os músculos e ambas estão ligadas entre si por veias perfurantes. Todas estas veias possuem válvulas que normalmente asseguram o fluxo sanguíneo das veias superficiais para o sistema profundo. Se o funcionamento das válvulas for insuficiente (veias varicosas) ou estiver danificado (por exemplo, síndrome pós-flebitico), pode ocorrer insuficiência venosa, permitindo o retorno e estagnação do sangue (acumulação) nas veias da parte inferior das pernas. Por sua vez, isso causa um aumento da pressão sanguínea nas pernas e provoca uma fuga de fluído das veias para os tecidos levando a um subsequente edema dos tecidos. A área da pele edemaciada pode quebrar e eventualmente poderá desenvolver-se uma úlcera visível na pele.

Válvulas com funcionamento insuficiente

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento é muito importante identificar corretamente a etiologia da úlcera, por exemplo, úlcera arterial versus úlcera venosa pois a aplicação inadequada de terapia de compressão a um membro isquémico (úlcera arterial) teria um efeito nocivo. As úlceras venosas de perna surgem principalmente na parte medial da zona inferior da perna, cerca de 2,5 cm abaixo do maléolo, até ao ponto em que o músculo gemelar se torna posteriormente proeminente. Ao contrário das úlceras arteriais, as úlceras venosas de perna são geralmente de grande dimensão e têm margens irregulares. A pele que rodeia essa área encontra-se muitas vezes hiperpigmentada.

Para além do tratamento da ferida em ambiente húmido, o cuidado básico para um doente com uma úlcera venosa de perna deverá incluir terapia de compressão, elevação e, se possível, mobilização da perna afetada.