Surto e propagação do novo Coronavírus
Desde o final de dezembro de 2019, um novo coronavírus se espalhou na província de Hubei, na China, e atingiu muitos países em todo mundo. Ao contrário de uma epidemia, que é uma doença contagiosa de ocorrência regional, uma pandemia é uma epidemia mundial, como é o caso deste novo coronavírus, que causa a doença COVID-19. Podem encontrar uma visão geral das áreas de risco de coronavírus no website da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo. As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos. (1)
Estima-se que o período de incubação da doença (tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas) seja entre 2 e 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada. (1)
Quais as medidas preventivas que devem ser tomadas?
A contenção só pode ser alcançada através do comportamento responsável e da tomada de medidas gerais de higiene e, principalmente, da higiene das mãos.
Não está claro por quanto tempo o novo Coronavírus permanece infecioso em superfícies e objetos (1). Estudos sugerem que pode persistir, por pelo menos, algumas horas e até vários dias. Sugerimos limpar objetos regularmente com produtos desinfetantes.
Como reduzir o risco de ser infetado - dicas para o dia-a-dia
Evite dar apertos de mão
Mesmo que pareça indelicado ao início, evite dar apertos de mão. Evite o contacto físico em geral.
Limpe as mãos frequentemente
Desinfete as mãos com uma solução à base de álcool ou lave bem as mãos com água e sabão, especialmente antes de comer ou quando regressa a casa. Lave sempre as mãos depois de ir à casa de banho ou se as mãos estiverem visivelmente sujas.
Mantenha as mãos afastadas do rosto
Os agentes patogénicos podem facilmente passar das mãos para as membranas mucosas dos olhos, nariz e boca. Não deve tocar com as mãos no rosto sem antes as ter higienizado.
Etiqueta respiratória ao tossir e espirrar
Adote medidas de etiqueta (higiene) respiratória, pela redução da dispersão de gotículas contaminadas pelo vírus que são lançadas no ar através da tosse ou espirro. Cobrir a boca e/ou o nariz ao tossir, assoar ou espirrar, com lenços de papel descartáveis. Na ausência de lenços de papel, usar o antebraço para tapar a boca e/ou nariz.
Deite fora lenços de papel após utilização
Os lenços de papel devem ser depositados imediatamente após a utilização em recipientes adequados – de preferência num recipiente com um saco de lixo que possa ser bem fechado e trocado com frequência. Após este procedimento, deve ser feita a higienização completa das mãos.
Ventile as divisões regularmente
Quando as salas estão fechadas, o número de vírus no ar pode aumentar drasticamente.
A ventilação regular de uma sala (três a quatro vezes por dia, cerca de dez minutos) diminui o aumento do número de vírus, reduzindo o risco de infeção. Por outro lado, melhora também o clima interno e evita a secagem das membranas mucosas da boca e do nariz.
Mantenha a distância e evite multidões
Ao tossir, mantenha a maior distância possível de outras pessoas (no mínimo 1 metro), para evitar respirar as gotículas contaminadas pelo novo Coronavírus, se a pessoa estiver infetada.
Esteja atento aos primeiros sintomas
Se estiver com febre, tosse ou dificuldade em respirar, consulte um médico o mais rápido possível.
É importante que ligue com antecedência para que seja diretamente encaminhado para o Centro de Saúde mais adequado, evitando assim entrar em contato com muitas pessoas. Siga as instruções das Autoridades Oficiais.
Quando deve usar máscara facial
A OMS recomenda a utilização de uma máscara apenas e quando estiver a cuidar de uma pessoa que seja suspeita de infeção por COVID-19, ou quando estiver com sintomas de febre, tosse e espirros.
Neste caso, a máscara é para proteger as pessoas que estão à sua volta. Se tem uma máscara, saiba como utilizá-la.
Não partilhe objetos
Evite partilhar objetos e tocar nas superfícies dos espaços públicos. O novo Coronavírus consegue permanecer nas superfícies durante um determinado período. Se um objeto estiver infetado ou contaminado, limpe-o, utilizando um desinfetante de superfície e, posteriormente, lave as suas mãos.