Glossário cuidados renais  Conceitos chave

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Glossário

Perda súbita e geralmente temporária da função renal. A insuficiência renal aguda pode ser causada por diversos fatores tais como diminuição do suprimento sanguíneo para os rins, obstrução do fluxo urinário ou dano traumático renal causado por um acidente, por exemplo. A insuficiência renal aguda pode ser tratada com medicamentos ou terapia renal substitutiva (geralmente em unidade de cuidados intensivos de um hospital) ou ambos.

Um vaso sanguíneo que é criado suturando cirurgicamente uma artéria e uma veia (geralmente no antebraço) para criar o fluxo sanguíneo rápido necessário para uma hemodiálise eficiente. É também designada fístula nativa se for criada apenas com suturas e sem material sintético.

A pressão exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos, especialmente as artérias. A hipertensão arterial aumenta o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral e é tratada com medicação para a pressão arterial (anti-hipertensivos).

Tubo de plástico flexível para inserção numa cavidade ou em vasos, usado para permitir a passagem de fluidos.

Perda lenta e progressiva da função renal ao longo de vários anos, resultando em insuficiência renal permanente, também chamada doença renal terminal (DRT). As pessoas com insuficiência renal permanente necessitam de diálise ou de um transplante renal para substituir a função dos rins doentes.

Doença na qual o metabolismo anormal dos carbohidratos causa altos níveis de glucose e que pode conduzir à insuficiência renal. Cerca de 40% dos diabéticos desenvolvem doença renal. Mais de 40% de todos os doentes em diálise sofrem de diabetes.

Processo de tratamento médico artificial através do qual os produtos residuais tóxicos e água são removidos do organismo de um doente.

Unidade de filtragem de uma máquina de diálise. O dialisador remove os produtos residuais e o excesso de água do sangue.

Abreviatura habitualmente usada para a eritropoietina.

Hormona produzida por rins saudáveis que diz à medula óssea para produzir eritrócitos (glóbulos vermelhos). Estão disponíveis versões hormonais sintéticas para doentes renais. A falta dessa hormona pode conduzir à anemia renal.

Substância nos eritrócitos que transporta o oxigénio para todo o organismo. O ferro contido na hemoglobina é responsável pela cor vermelha do sangue. Um nível reduzido de hemoglobina é conhecido como anemia. A anemia pode causar cansaço, falta de ar e palidez.

Significa a implantação de um rim de um dador. É principalmente realizado quando os rins não funcionam.

É uma membrana no abdómen.

O fosfato é uma substância que se encontra em muitos alimentos. O rim geralmente mantém o equilíbrio certo, removendo-o quando há excesso no organismo. Os rins doentes são, na maioria das vezes, incapazes de remover o fosfato. Em consequência os níveis de fosfato no sangue podem subir. Altos níveis de fosfato podem causar prurido (comichão) e levar ao endurecimento das artérias (arteriosclerose) ou doença óssea.

O potássio é um elemento químico que se encontra em muitos alimentos, como frutas e vegetais (como bananas, batatas ou pepino), café e batatas fritas. Quando os rins não funcionam adequadamente, o potássio pode não ser removido e os níveis sanguíneos podem ficar elevados. Se os níveis de potássio estiverem muito altos ou muito baixos, isso pode afetar o ritmo cardíaco.

Queda dos valores de hemoglobina causada por doença renal. Conduz a uma redução na capacidade de transporte de oxigénio no sangue.

Local onde uma equipe de profissionais de saúde trata doentes renais.

Um método de entrada na corrente sanguínea para que a diálise possa ser realizada. A fístula AV é uma forma de acesso para hemodiálise.

É um acesso que é feito ligando uma extremidade de um pedaço de veia artificial à veia do doente e a outra extremidade à artéria. O enxerto é um vaso maior que permite um fluxo sanguíneo rápido, necessário para uma hemodiálise eficiente. É habitualmente designado apenas como enxerto.