Evidência Clínica NRFit®

Quick Finder de produto

Escolher uma categoria ou subcategoria

Conexões neuraxiais e periféricas incorretas: como podem conduzir à administração de medicação através da via errada

Highlights do estudo

Foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de identificar casos de erros de conexão nos mecanismos de administração medicamentosa do sistema nervoso periférico e neuraxial que levaram a erros na administração de medicação. Esta revisão abrange um período de 20 anos (1999-2019) e incluiu a literatura médica publicada (PubMed e Embase) e documentos de acesso público. Setenta e dois documentos, representando 133 casos de estudos e 42 medicamentos únicos foram considerados relevantes.

O evento mais frequentemente relatado envolveu administração de um medicamento epidural por via intravenosa (29,2% dos eventos); uma proporção semelhante de eventos (27,7%) envolveu a administração de um medicamento intravenoso por uma linha epidural. Medicamentos destinados à administração intravenosa, mas administrada por via intratecal, foram responsáveis por 25,4% dos eventos.

Nos casos mais graves, os resultados estavam diretamente relacionados com a toxicidade do medicamento que foi administrado de forma não intencional pela via incorreta. 

Este artigo de revisão bibliográfica teve por base cerca de 200 publicações únicas para análise do texto integral; destas, 72 documentos representando 133 casos de estudo foram considerados relevantes e, destes casos, 130 foram incluídos na análise final (três foram excluídos devido a informações incompletas sobre a via exata de administração do medicamento).

As fontes dos casos de estudo foram relatórios de casos publicados e estudos clínicos (incluindo manuscritos de revistas e resumos de congressos científicos), bem como alertas de políticas nacionais que incluíam resumos de casos de estudo.

Foram identificados casos de estudo de 25 países distribuídos por 6 continentes (África, Ásia, Austrália/Nova Zelândia, Europa e América do Norte e do Sul).

Constatou-se que os 130 casos de conexão incorreta se encontravam distribuídos em vários cenários, desde medicação que deveria ser administrada por via epidural a ser administrada por via intravenosa até medicação de uso tópico que foi administrada por via intratecal.

Após análise pormenorizada, foi possível afirmar que foram registadas 16 mortes de doentes devido à administração errada de quimioterapia, 4 por administração incorreta de relaxantes musculares, 4 relativas a anestésicos locais, 1 por opióides e 1 no âmbito antifibrinolíticos. Totalizando desta forma 26 mortes em 130 casos analisados de conexões incorretas. 

Para além de morte, foram identificados desfechos graves, incluindo paraplegia, paraparesia, lesão da medula espinhal e convulsões devido à administração incorreta dos seguintes medicamentos: vincristina, gadolínio, diatrizoato de meglumina, doxorrubicina, mercurocromo, paracetamol e cloreto de potássio. 

As informações retiradas destes casos de estudo confirmam que os eventos de conexão incorreta, levam a erros na administração medicamentosa, que por sua vez podem causar lesões graves e até morte.

Esta caraterização abrangente dos eventos foi efetuada para melhor informar os clínicos e decisores, de que é emergente estabelecer medidas e estratégias que visem reduzir o risco para os doentes.

Documentos relacionados

Descrição Documento Link
Neuraxial and peripheral misconnection events leading to wrong-route medication errors: a comprehensive literature review Estudo completo
pdf (363.3 KB)